A água da Transposição e a simbologia que perdurará

Do Blog do Walter Santos

Segunda-feira de movimento em desaceleração por conta do clima de Carnaval, mas, lá em Princesa Isabel – de Canhoto da Paraíba -, um fato chamou a atenção com perspectivas de muitos efeitos doravante. É que o deputado estadual Jeová Campos postou em Redes Sociais uma foto comemorando a chegada da água do Rio São Francisco vinda de quilômetros de distância dali.

Jeová foi porta-voz da mais importante notícia possível para o Sertão da Paraíba porque simboliza, enfim, a possibilidade de não mais se morrer de sede e, além de tudo, voltar a gerar esperança de fartura.

A FORÇA DA TRANSPOSIÇÃO

O que Jeová se apressou em dizer é que, com a água boa de beber e viver, o semiárido desprovido de condições naturais de armazenar o líquido tão necessário, volta a dispor de um bem precioso para a existência humana mudando a paisagem de dor e de morte.

É este o saldo da mais importante obra hídrica de todo o século no Nordeste do Brasil. É, antes mesmo de redenção, o atestado da coragem seguida de decisão política do ex-presidente Lula de enfrentar a oligarquia e elite instaladas à beira do São Francisco querendo a água apenas para a Bahia, Sergipe e Alagoas impedindo a distribuição, como se dá agora, sem afetar absolutamente nada dos estados ex-donos do velho Chico.

Lula enfrentou o agronegócio e os puristas a serviço “ingenuamente” dos donos de vastas terras que queriam a água para irrigar seus lucros. Por ser do Nordeste e vítima da seca, Lula soube planejar e pôr em prática a decisão de levar água para mais gente de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

ALÉM DE DILMA E TEMER

Certamente que pelo exercício do Poder, o presidente Michel Temer haverá de buscar louros pela conclusão da obra, da mesma forma que Dilma Rousseff se queixará de ter sido desalojada do Governo impedindo – a de concluir a obra, mas, em que pese a importância gradativa do atual é ex-governo, ninguém conseguirá fazer a Transposição deixar de ser Obra do Lula.

Ninguém, absolutamente ninguém, terá mais legitimidade para se apropriar do desafio transformado em sonho realizado.

A água chegou trazendo Lula na memória.

Anúncios

Deixe um comentário ou enviei um e-mail para: auldf13@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s