Embaixada promove, nesta segunda (6), evento em homenagem a Hugo Chávez

Na segunda (6), dia em que completa quatro anos da morte de Hugo Chávez, a Embaixada da Venezuela homenageia o líder da Revolução Bolivariana promovendo a conferência “O legado do comandante Hugo Chávez na América Latina”. O encontro será aberto ao público e acontecerá no auditório Adelino Cassis da CUT Brasília, a partir das 18h30.

O ato contará com exposições dos jornalistas brasileiros Carlos Alberto Almeida e Francisco das Chagas Leite Filho, além da exibição dos videoclipes “Um amor em quatro tempos” e “A volta de um amigo”. O Cantor Xico, artista brasileiro, cantará versos improvisados com viola caipira em homenagem ao comandante. A atividade se encerrará com a participação cultural da cantora venezuelana Damelis Castelo, que interpretará um repertório de música latino caribenha.

Hugo Chávez liderou o processo político da Revolução Bolivariana iniciada a partir da quebra com o modelo neoliberal imperante nos anos 90 na Venezuela. O processo se concretizou como alternativa de projeto político após sua posse no poder, por via eleitoral, nas eleições de 6 de dezembro de 1998, quando obteve a conquista da presidência da República com o 56,55% da vontade popular.  A dimensão internacional de Chávez é tão ampla como determinante para a história dos povos latinos.

Caracterizada fundamentalmente pela articulação de um modelo de integração regional, não só em termos econômicos como também políticos e sociais, a integração latino-americana e caribenha é concebida por Chávez como uma união solidária entre povos irmãos para a superação da pobreza, a estabilidade democrática e a garantia da paz, em franca contenção às ameaças imperiais e seu modelo neoliberal.

A Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), União de Nações Sul-americanas (Unasul), Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP), o Banco do Sul, Petrocaribe, entre outros projetos, constituem exemplos tangíveis desse legado imprescindível.

Serviço
Conferência “O legado do comandante Hugo Chávez na América Latina”
Local: Auditório da CUT Brasília
Data: 6 de março
Horário: 18h30

Fonte: CUT Brasília com informações da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela

Anúncios

Deixe um comentário ou enviei um e-mail para: auldf13@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s