Luta contra desmonte da Previdência mobiliza 1 milhão de pessoas

A luta contra o desmonte da Previdência e contra a reforma trabalhista mobilizou, nesta quarta-feira (15). um milhão de pessoas em todo o Brasil. As propostas de retrocesso são de autoria do governo golpista de Michel Temer.

Os atos foram convocados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. De acordo com balanço divulgado pela organização, foram registradas manifestações em quase todos os estados.

Para os organizadores, os atos do dia 15 de março “adquiram nova feição e diferente das mobilizações contrárias ao golpe, pois contou com a unidade das centrais sindicais e adesão de diversas categorias de trabalhadores nos quatro cantos do Brasil”.

As ruas das cidades de  São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador foram tomadas por manifestantes. Essas capitais registraram os maiores públicos do dia e ecoaram o grito de centenas de milhares de pessoas e a demonstração de resistência contra os retrocessos.

Somente na Avenida Paulista, na capital de SP, foram 200 mil pessoas, acompanhadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o ato, ele afirmou para a população que “somente quando tiver um presidente legítimo, a gente vai fazer esse país voltar a crescer”.


Em Brasília, o ato começou logo pela manhã. A manifestação na capital federal foi considerada o pontapé inicial da grande resistência ao desmonte de direitos. No começo da tarde, o ato já totalizava quase 10 mil pessoas que, juntos, defendiam o direito de aposentadoria do povo brasileiro.

A luta contra os retrocessos, que começou em 2017 no Dia das Mulheres, demonstraram que o povo brasileiro não está disposto a perder direitos e a aceitar retrocessos promovidos por um presidente golpista e sem voto, que quer destruir a Consolidação das Leis Trabalhistas e as conquistas históricas garantidas.

Veja como foi o dia 15 de março em todo Brasil:

ESTADO

CIDADE

QUANTAS PESSOAS

AC

Rio Branco

700

AL

11 cidades + Maceió

18 mil

AM

Manaus

5 mil

BA

Juazeiro e Salvador

10,3 mil

CE

Fortaleza

50 mil

DF

Brasília

20 mil

GO

Goiânia, Rio Verde e Anápolis

28,3 mil

MA

São Luís

3 mil

MT

Cuiabá e Rondonópolis

6 mil

MS

Campo Grande

20 mil

MG

Belo Horizonte + 10 cidades

191,7 mil

PA

Belém

5 mil

PB

João Pessoa

3 mil

PR

Curitiba, Maringá, Iguaçu e Londrina

66 mil

PE

Petrolina, Caruaru e Recife

52 mil

RJ

Rio de Janeiro

100 mil

RN

Pau dos Ferros e Natal

21,2 mil

RS

Porto Alegre, Canoas, Caxias e Novo Hamburgo

23 mil

RO

Porto Velho

5 mil

RR

Boa Vista

2 mil

SP

São Paulo, Sorocaba, Campinas e Itanhaém

200,3 mil

SE

Aracaju

7 mil

TO

Palmas

2,5 mil

Fonte: Agência PT de Notícias, com informações da Frente Brasil Popular

Anúncios