De esquerda, Lenin Moreno é o novo presidente do Equador

Do Blog do Renato Rovai

A esquerda latino-americana já tem a sua Leningrado, como brincou em artigo nesta Fórum o colunista Igor Fuser. Lenin Moreno, candidato de Rafael Corrêa, resistiu à tsunami conservadora e venceu as eleições no país.

No momento em que escrevo o post foram apurados aproximadamente 94% dos votos, Lenin tem 51,05% e Guilhemo Lasso, candidato banqueiro, 48,95%.

lenin moreno

Não é à toa que a esquerda de todo o continente está comemorado a vitória de Lenin nas redes sociais como se fosse um gol de sua seleção na final da Copa do Mundo.

O fato é que depois das derrotas na Argentina, do golpe no Paraguai e Brasil, da derrota parlamentar na Venezuela, as boas notícias pra este campo político se tornaram raras.

E a vitória de Lenin pode significar uma mudança de ventos, já que os governos liberais e golpistas estão mostrando suas reais intenções.

No Brasil, Lula é favorito nas pesquisas. Lugo segue na dianteira no Paraguai. E na Argentina, o governo de Macri está em crise.

Ou seja, a vitória de Lenin pode não significar muita coisa, mas também pode ser a ponta do iceberg de uma retomada do campo popular na região.

A conferir.

Anúncios

Deixe um comentário ou enviei um e-mail para: auldf13@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s