Semana da Saúde 2018 vai realizar ações para defender o SUS em todo o Brasil

A Semana da Saúde 2018 será uma grande mobilização nacional, feita pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com conselhos municipais e estaduais de saúde. As ações acontecerão entre 2 e 8 de abril em todo o país, com o objetivo de valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde. Será um momento de luta e de celebração do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Dia 2 de abril, haverá a abertura da semana nos estados e municípios. Na ocasião, conselhos de saúde vão realizar de atividades em locais de trabalho, dialogando com a sociedade sobre o trabalho e o serviço em saúde. No dia 3 de abril, os conselhos vão às praças para realizarem ações de divulgação e aproximação com população, com tribunas populares sobre controle social e participação.

No dia 4 de abril, acontecerá a 21ª Plenária Nacional de Conselhos, em Brasília. Mais de mil delegados e delegadas representantes de entidades e movimentos sociais e populares vão participar. O encontro segue até dia 5 como atividade preparatória da 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para 2019 com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os interessados deverão se inscrever até 29 de março e serão custeados por suas entidades. Às 17h, acontecerá um ato da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS, com debate e sensibilização de parlamentares no Congresso Nacional.

No dia 5 de abril, haverá um ato em Brasília para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição é preocupante, pois congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018. A concentração será às 9h em frente ao Ministério da Saúde.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Também no dia 5 de abril, a ideia é que conselhos e entidades da saúde realizem atividades nas universidades, com aulas públicas e seminários, e no dia 6 organizar atividades culturais e de comunicação nos mais diferentes espaços. Nos dias 7 e 8 de abril a semana será lembrada com a mobilização para a prática de esportes em espaços públicos e atividades ecumênicas em diferentes municípios.

BAIXE AS ARTES DE MOBILIZAÇÃO – SEMANA DA SAÚDE 2018

Saiba mais sobre a Plenária Nacional de Conselhos de Saúde

Veja a agenda de mobilização nos estados

Assine contra a EC 95/2016

Foto: Ipea

Fonte: Ascom CNS

Anúncios

Deixe um comentário ou enviei um e-mail para: auldf13@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s