A respeito das incrivelmente estúpidas “acusações” contra Gleisi Hoffmann

*Por Marcelo Zero

A respeito das incrivelmente estúpidas “acusações” contra Gleisi Hoffmann, por ter dado uma entrevista à Al Jazeera, aqui vão algumas informações básicas:

1- A Al Jazeera é a maior emissora do mundo árabe e tem sede em Doha, Catar, país bastante conservador. É conhecida por ser um espaço de comunicação democrática no mundo árabe.

2- Sob Lula, o Brasil aprofundou suas relações com o mundo árabe e o Oriente Médio, com ganhos comerciais e diplomáticos expressivos para nosso país.

3-Ao contrário do que as cabeças ignaras podem supor, o mundo árabe é bastante diverso, tanto em termos religiosos quanto políticos. Há países muitos conservadores e aliados dos EUA, como a Arábia Saudita, por exemplo, e países que tem uma política externa independente ou conflitante com a da maior potência do planeta. Há também países sunitas e países xiitas. Há também cristãos, no mundo árabe.

4- O Brasil, sob os governos do PT, procurou, pragmaticamente, manter boas relações com todos eles, pois é do interesse nacional do nosso país que assim seja.

5- Nosso país tem muita afinidade com o mundo árabe e recebeu, especialmente no início do século XX, um grande contingente de imigrantes árabes que deram inestimável contribuição à nossa formação social e cultural.

6- No que tange à questão palestina, o Brasil é um defensor histórico de um Estado palestino soberano, viável e territorialmente coeso, tal como recomenda a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas 181, de 1947.

7- Muito ao contrário do que as mentes distorcidas e xenófobas podem supor, árabe e muçulmano não são sinônimos de radicais e terroristas. A imensa maioria da população árabe e da população muçulmana é pacífica e ordeira.

8- A presidenta Gleisi, como fez com todas as outras emissoras do mundo, apenas denunciou a prisão política de Lula e mencionou a solidariedade internacional para com o único presidente do Brasil que realmente alcançou envergadura mundial. Tal solidariedade não se restringe ao mundo árabe, mas também se verifica na África, nas Américas, na Europa, na Ásia etc.

9- Os ignorantes talvez não saibam, mas o presidente Lula goza de grande prestígio internacional, de modo que há grande interesse, por parte das emissoras do mundo, no seu caso.

10- O movimento de solidariedade mundial ao presidente Lula cresce a cada dia e a entrevista à Al Jazeera se insere dentro dessa tendência internacional.

11- A reação preconceituosa e beócia à entrevista da presidenta Gleisi reflete profunda ignorância histórica, diplomática e política e revela mentalidade xenófoba e autoritária, típica de quem não aceita diferenças étnicas, culturais e religiosas. Aqui dentro e lá fora.

*Marcelo Zero é assessor da bancada do PT no Senado

Anúncios

Deixe um comentário ou enviei um e-mail para: auldf13@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s